Falta pouco mais de um mês para o Natal e quem trabalha com confeitaria certamente já está com o cardápio natalino montado.
Como sempre tenho acesso a cardápios de inúmeras confeitarias, vou aproveitar para dar algumas dicas que podem deixar o seu cardápio ainda mais atrativo.
INVISTA EM BOAS FOTOS
A primeira dica parece óbvia, mas às vezes acaba passando batido. O quanto antes você tiver seu cardápio planejado, mais tempo tem para se dedicar às fotos que estarão nele.
Invista em boas fotos. Se puder, opte por um fotógrafo. Caso não possa, estude sobre iluminação e fotos de comida, na Internet, invista numa decoração e capriche nos cliques.
Fotos em ambientes escuros, com flash ou de noite… JAMAIS!
Lembre-se de mostrar os pontos fortes dos seus produtos. De atenção especial ao foco e a nitidez, para se certificar que as fotos vão evidenciar os detalhes certos.
POUCO TEXTO E BASTANTE IMAGEM
Doce a gente começa a comer com os olhos. Então, deixe as fotos em tamanhos grandes no cardápio e resuma as informações para ficar agradável a leitura.
Quando tem muito texto e as fotos estão pequenas, o cliente não dedica a atenção que você gostaria.
Pior: as pessoas têm preguiça de ler. Então, tente mostrar ao máximo com imagens. Lembre-se sempre de que uma imagem vale mais que mil palavras.
PREÇOS ABREVIADOS
Se o preço do seu panetone é 40 reais, prefira colocar R$ 40 ao invés de R$ 40,00.
Elimine os zeros depois da vírgula. Nosso cérebro tende a gostar mais quando tem poucos zeros.
E se achar que cabe no seu caso, também pode optar por R$ 39,90. Ou R$ 39,99. A psicologia dos números com final 9 funciona na maioria dos casos. Os clientes arredondam mentalmente para baixo.
CORES QUE TENHAM A VER COM O NATAL E A MARCA
Apesar de termos o Natal no verão, a grande maioria das pessoas gostam de associar a data com as tradicionais cores vermelho, dourado e verde. Nessa hora, a não ser que você tenha ajuda de um profissional de decoração, opte por cores quentes para as fotos.
Natal é aquela data que traz aconchego, alegria, família, felicidade… e esses sentimentos costuma estar associados às cores quentes.
INSIRA LINK DO INSTAGRAM
Na hora de fazer o cardápio em pdf, lembre-se de colocar um link para o seu Instagram. Afinal, o cardápio tem limite de fotos, então se o cliente quiser ver mais opções, basta clicar no link e ser direcionado ao seu perfil do IG.