Se chocolate já é gostoso de ser comido puro, imagine então, quando vem acompanhado do tipo de vinho certo para harmonizar, trazendo novos sabores para a experiência.
A harmonização de vinhos com chocolates é um tema que sempre encanta. Conforme o teor de cacau do chocolate, alguns vinhos harmonizam melhor que outros. Mas como saber qual tipo combina melhor com cada tipo de chocolate? Pedindo ajuda a um especialista!
A sommelière Tháys Ferrão é referência quando falamos sobre vinhos, em Curitiba. Ela é uma expert em vinhos, seus processos, origens, história, harmonização enogastronômica e atualmente é professora do curso de Sommelier, no Centro Europeu.

Ela respondeu algumas das principais dúvidas sobre o tema e ainda, ao final, dá três dicas de harmonizações certeiras com vinhos e os chocolates da famosa marca curitibana, Cuore di Cacao. Confira:
Quais os tipos de vinhos harmonizam melhor com chocolates?
TF – Os vinhos doces. São eles: Colheita tardia; Porto; Madeira e Jerez.
O que significa harmonizar por contraste?
TF – Pensando em física e química, as reações que se contrapõem, resultam na neutralidade. Ela acontece quando as características opostas de cada um, vinho e comida, se misturam e se complementam.
Por exemplo: gordura e acidez, sal e gordura contrapõem com álcool e doçura. Um queijo Roquefort com vinho do porto ou colheita tardia, a harmonização fica perfeita.

Como é feita uma degustação de chocolate com vinho?
TF – Primeiro provamos o vinho para conhecer as suas características. Em seguida, degustamos um pedaço do chocolate para sentir as nuances que ele traz no paladar, como doçura, persistência e equilíbrio. Feito isso, partimos para a degustação, comendo um pedaço de chocolate e logo em seguida, com chocolate ainda na boca, tomamos um gole de vinho para ver o resultado final: harmonização por contraste ou similaridade.
Chocolate branco pode harmonizar com algum tipo de vinho?
TF – Sim, pode. Com os vinhos brancos doces, os conhecidos vinhos de colheita tardia, a harmonização fica excelente.
Qual é a ligação do Vinho do Porto com chocolates?
TF – Tem tudo a ver com os chocolates escuros: ao leite ou meio amargo, um casamento perfeito. Os chocolates amargos, com alto teor de cacau, acompanhamos de Vinho do Porto, pois ele traz a doçura, temos aí uma harmonização por contraste. Já por similaridade podemos escolher um chocolate ao leite com um Porto Ruby.
Quero iniciar na harmonização com um chocolate intenso. Qual a escolha do tipo de vinho certeiro?
TF – Vinho do Porto Estilo Tawny ou Jerez.
Três dicas de harmonizações de vinhos com chocolates Cuore di Cacao, a marca curitibana de chocolates bean-to-bar:

CHOCOLATE BRANCO com Aurora colheita tardia: a doçura do chocolate com a doçura do vinho e acidez harmonizaram perfeitamente. A acidez do vinho equilibra a untuosidade e as doçuras se equilibraram.
CHOCOLATE AO LEITE 38% CACAU com vinho do Porto Ruby, foram feitos um para o outro. É um exemplo de harmonização por similaridade. As doçuras se complementaram.
CHOCOLATE 70% CACAU com Vinho do Porto Ruby é um típico exemplo de harmonização por contraste. O amargo e a alcalinidade do chocolate foram equilibrados pela doçura e alcolicidade do Vinho do Porto.
Depois de todo esse papo, aposto que você ficou com água na boca para degustar todas as opções, né?
Deixo abaixo, as chocolaterias, onde vocês vão encontrar os chocolates puros, que são perfeitos para fazer harmonizações, em Curitiba:
CUORE DI CACAO CHOCOLATERIA – @cuoredicacaochocolateria
FLÉ CACAU E OLIVA – @flecacauoliva
CAOS CHOCOLATE AUTORAL DE ORIGEM – @caoschocolate
BLEND CACAO – @blend.cacao
DENGO CHOCOLATES – @dengochocolates
SOTILE – @sotilepasticceria