Crème Brûléé é um sabor que está em alta em Curitiba. Vem desde a Páscoa de 2018, com bastante destaque. A sobremesa francesa que antes era pouco lembrada, tem sido vista com mais frequência nos cardápios de docerias da cidade.
Para quem nunca provou, o Crème Brûlée é uma sobremesa que leva creme de leite fresco, ovos, açúcar e baunilha (preferencialmente em fava), com uma crosta de açúcar queimado. Além da baunilha, é possível fazer releituras com outros sabores, que geralmente fica muito saboroso também.
Mas em se tratando da receita tradicional, com baunilha, atualmente há vários doces que levam esse sabor suave e delicioso.
Eu sou apaixonada por esse sabor, que já cheguei até a fazer uma pesquisa por restaurantes franceses de Curitiba para ver qual tinha o melhor Crème Brûlée, em janeiro de 2019. Na época, compartilhei apenas no Instagram porque a pesquisa não teve bons resultados.
Então, como é um sabor bastante amado, trouxe esse post com as docerias que fazem releituras dele em outros doces. Prepare-se para babar! E quem ler até o final essa curadoria, vai descobrir uma curiosidade sobre o Brûlée na minha vida.
E não deixe de assistir esse conteúdo:
1 – BRIGADEIRO
O brigadeiro Brûlée já se tornou um clássico.
Na Roberta Schwanke To Go, tem sempre de segunda a sábado. (Rua Atílio Borio, 1398 – loja 01 – Alto da XV)
Na Sabores da Grace também tem o queridinho brigadeiro brûlée. (R. Gutemberg, 585 – Batel)
Ele não falta também na vitrine da Carolina Café + Doceria. (Rua Cel. Isaías Natel de Paula, 131 – Bom Retiro)

.
2 – SORVETE
Existe sorvete de Crème Brûléé? Siiiim! Na L’arte di Gelato (@lartedigelato) ele é um dos sabores fixos da vitrine. Delicioso!
Alameda Prudente de Moraes, 1281 – Centro.
.
3 – TORTINHA
Recentemente encontrei uma releitura da sobremesa em forma de tartelete no Café do Paço. Tem geralmente nas terças-feiras. Com massa crocante, que desmancha na boca, ela leva o recheio de creme com um sabor mais suave do que a sobremesa em si. Porém, bastante saborosa.
Café do Paço – Térreo 189, Praça Generoso Marques – Centro.
4 – DONUTS
Sim, existe donuts de Crème Brûlée e é uma delícia! Quem faz é a Dóffee Donuts & Coffee, que tem mais de 10 lojas espalhadas por Curitiba.
.
5 – CHOCOLATE
Imagine um delicioso chocolate recheado com Crème Brûlée… a Cuore di Cacau (@cuoredicacaochocolateria) tem! São duas opções de formatos. Tem no formato de trufa, recheado com ganache da sobremesa. E o chocolate ao leite traz o sabor caramelado característico do açúcar queimado. E tem também em barra, recheada. Divino!
Cuore di Cacao – R. Fernando Simas, 347 – Bigorrilho.
.
6 – BOLO
Onde encontrar um bolo de Crème Brûlée? Eu te conto!
No Caffè Per Tutti, ele é um dos sabores que tem toda semana. O bolo é recheado com brigadeiro de limão siciliano e cobertura de Crème Brûlée. Além disso, recentemente, eles lançaram o Café Brûlée. Isso mesmo, um café que vem com a camadinha do crème brûlée. Criativo e muito saboroso.
Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 625, Loja 1 – Centro.
A Pão de Mel Grazi & Grazi também tem o bolo no sabor Crème Brûlée. Ele é feito com massa amanteigada, recheado com brigadeiro de Crème Brûlée, crocante de biscoito, coberto com uma leve ganache de chocolate branco e finalizado com brigadeiro Brûlée e crocante! (R. Arquimedes Cruz, 66 – Jardim Social)

Na versão BOLO PISCINA, também é possível encontrar o sabor de Brigadeiro Brûlée nesses lugares:
A Ana Briones Pâtisserie faz o bolo piscina de Brûlée com frutas vermelhas e fica um arraso.
Na Sotile Pasticceria, ele tem massa de cacau. (Rua Barão dos Campos Gerais, 548 – Juvevê)
.
7 – MACARON
A união perfeita de dois doces franceses: macaron + Crème Brûlée! Não tem como não ser uma delícia, né?!
Essa gostosura tem durante a semana na Cheia de Graça Pâtisserie (@cheiadegracapatisserie), no Batel, ou ainda, por encomendas na Douce Vie Pâtisserie (@douceviecuritiba) e na Bebê Brigadeiro (@bebebrigadeiro). A combinação fica muito gostosa!
Cheia de Graça Pâtisserie – R. Bpo. Dom José, 2465 – Batel.
.
8 – ÉCLAIR
O sabor Crème Brûlée também chegou nas éclair. Em Curitiba, a gente encontra em dois lugares:
Na Délices de Sucre, a éclair de crème brûlée é o sabor mais vendido da casa. (R. Simão Bolívar, 628 – Juvevê)

Na Afago Casa de Doces, que fica no bairro Bigorrilho. (Alameda Augusto Stellfeld, 1333 – loja 02 – Centro)
9 – SOBREMESA
Atualmente, a gente já encontra a sobremesa em algumas confeitarias, além de restaurantes.
Na Délices de Sucre, ele vem assim, em porção individual. (R. Simão Bolívar, 628 – Juvevê)

Na Roberta Schwanke To Go, tem a sobremesa na versão clássica e individual sempre de segunda a sábado. Além disso, ela também criou o Churros Cone, um churros, no formato de cone e recheado com brigadeiro de Crème Brûlée. Frito e recheado na hora. Imperdível! (Rua Atílio Borio, 1398 – loja 01 – Alto da XV)
No Fabiano Marcolini, tem em alguns dias da semana. Eles sempre avisam no Instagram quando tem na vitrine. Vale a pena ficar de olho. (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1181 – Centro)

Em se tratando de restaurantes, a busca ficou um pouco mais complicada. Em janeiro deste ano comecei a percorrer alguns restaurantes franceses para degustar o Crème Brûlée tradicional, aquele de baunilha, dos que o tinham no cardápio.
Algumas decepções depois, encontrei dois que gostei bastante. O primeiro deles é o do restaurante La Varenne. O sabor de baunilha não está no cardápio tradicional, apenas para eventos. Porém, o chef Felipe Miyake (na época) acompanhou a minha saga em busca da sobremesa e se dispôs a fazer um fim de semana especialmente para os seguidores do Curitidoce. E foi DIVINO! Com direito a muita baunilha!
Quem não pode aproveitar, não fique triste, no cardápio há sempre o de limão siciliano, que é feito com maestria também. Pode pedir sem medo!
O segundo lugar que provei e gostei, trazia um pouco menos baunilha. Na verdade, a sobremesa é um duo de crème brûlée: baunilha e doce de leite. É do cardápio do restaurante Vindouro. As porções são pequenas, porém satisfatórias. Não se vê muita baunilha, porém se sente o sabor dela, o que já é bem válido.


Já deu para perceber o quanto gosto de Brûlée, né?
Uma curiosidade é que em 2019, poucos meses depois da minha pesquisa pela sobremesa em restaurantes, eis que numa noite chuvosa apareceu um gatinho no portão de casa. Acolhi e nunca mais consegui largar.
Na época, não tive dúvidas, batizei-o com o nome de… BRÛLÉE! E eles está até hoje comigo.
