Se eu pudesse, iria todo mês para São Paulo por um único motivo: a gastronomia.
Por mais que eu escolha os destinos baseados em docerias, não dá para negar que São Paulo é daqueles lugares que brilha os olhos em todos os nichos gastronômicos: confeitaria, padaria, restaurantes, bares e alta coquetelaria.
São muitos motivos para esvaziar nossos bolsos com sorriso no rosto.
Uma das regiões que mais me hospedo é perto da Paulista. Costumava ficar na região da Rua da Consolação, onde a região do Jardins está a poucos passos e recheados de boas opções gastronômicas.
Entretanto, na última viagem, em dezembro de 2022, escolhi o bairro de Higienópolis e tive gratas surpresas com bares, restaurantes e padarias.
Então, como Ano Novo é sempre uma época propícia para programar novas viagens, reuni algumas dicas gastronômicas num roteiro de 3 dias por São Paulo.
Não incluí indicações de turismo, porque geralmente elas acabam sendo figurantes nas minhas viagens.
Então, se você aprecia boas experiências gastronômicas, delicie-se com esse roteiro!
DIA 01
É o dia que você chega na cidade, então, dependendo do horário, não sobra muito tempo. Mas vamos supor que a sua chegada seja de manhã. Então, depois que deixar as coisas no hotel, minhas dicas são:
CAFÉ DA MANHÃ
Fabrique Pães – R. Itacolomi, 612 – Higienópolis

A padaria já ganhou algumas vezes como melhor croissant da cidade e realmente, é de comer rezando. Eles tem três lojas na cidade, a que eu geralmente vou fica no bairro Higienópolis e pela manhã geralmente está lotada. Mas o tempo de espera não é grande. Só evite ir com muita fome, porque o cheirinho no ar, enquanto espera, é torturante.

O cardápio é bem completo, vai desde o simples café da manhã, até opções de brunch bem reforçado. Não deixe de provar o croissant (claro!), o pain au chocolate e os cafés da casa.
ALMOÇO
Moela Bar – R. Canuto do Val, 136 – Vila Buarque
Dependendo do horário que você chegar na cidade, se o café da manhã for bem reforçado, provavelmente você vai querer um almoço mais leve. Então, sugiro trocar o restaurante por um boteco.
Foi isso que eu fiz na minha última viagem à São Paulo. Segui a dica de uma grande amiga (oi, Tati!) e fui conhecer o Moela Bar, que ficava pertinho do meu hotel, em Higienópolis.
Aqui tem ambiente simples e informal, boas opções de bevidas e ótimos petiscos.

Como o bar é bem concorrido nos finais de tarde, se você for logo que abre (a partir das 14h), consegue aproveitar ao máximo o cardápio e o espaço. Os croquetes de pernil e a coxinha são divinos.
CAFÉ DA TARDE
Gato Griô Café 2D – Travessa Dona Paula, casa 115 – Higienópolis
Na minha última viagem a São Paulo, fui de manhã, mas se você tem tempo e quer colocar passeios entre uma refeição e outra, a dica é ir a tarde, para provar o máximo do cardápio.
Esse café fica escondidinho numa charmosa rua do bairro Higienópolis. E ele é o primeiro café 2D da cidade. Aquele lugar que você entra e automaticamente se sente dentro de uma história em quadrinhos. A decoração é impecável, o ambiente é descontraído e acolhedor.

O cardápio conta com boas opções de bebidas frias e quentes, doces e salgados. Tem várias opções veganas também. Vá com tempo para apreciar seu café e fazer muitas fotos.
JANTAR
Eataly – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Vila Nova Conceição
Eu sei que é programa de turista, mas sempre que vou a São Paulo, gosto de jantar uma noite no Eataly. Aproveito para ver as novidades do empório e das vezes que jantei lá, nunca me decepcionei.
São várias opções de restaurantes. Já fui no de carnes, no de massas e no de frutos do mar. Mesmo estando sozinha na cidade, é um daqueles lugares que acho bastante confortável para jantar.
BAR PARA TERMINAR A NOITE
The Punch Bar – Rua Manuel da Nóbrega, 76 – lj 17 – Paraíso
Conheci esse bar na última ida a São Paulo. Ele é quase um bar secreto porque fica escondidinho dentro de uma galeria comercial e tem alguns diferenciais.
Ele é inspirado em bares japoneses e atende somente com reservas. A agenda é concorrida porque tem apenas 11 lugares.

É um bar onde você vai provar alta coquetelaria. Não apenas isso, você senta no balcão e o bartender cria os drinks de acordo com o seu gosto.
Na hora da reserva é necessário pagar uma taxa de R$100 por pessoa e esse valor é revertido em consumação. E o bar trabalha com duas janelas de horários: das 18h às 21h e das 21h30 à meia noite. Na hora da reserva, você escolhe a janela de horário.

Uma experiência imperdível para quem aprecia cocktails.
DIA 02
CAFÉ DA MANHÃ
Casaria – Alameda Franca, 1243, Rua Haddock Lobo, 1077 – Jardim Paulista
Sugiro começar o dia pelos lados do bairro Jardins. O Casaria é uma parada obrigatória para quem aprecia um bom café da manhã. Apesar que ele também tem um bom restaurante e pode ser uma boa opção para almoço.
A casa surgiu sob o comando do renomado confeiteiro Diego Lozano e recentemente ele vendeu para iniciar novos projetos, mas o padrão de qualidade segue sendo o mesmo.

O cardápio é amplo na parte de pães e doces, o que se torna uma missão difícil escolher. Mas não deixe de provar o croissant e a parte de viennoiserie deles. Se sobrar espaço para doces, escolha entre as muitas opções da vitrine ou então, aposte no menu degustação, que vem com três unidades em tamanho reduzido.

ALMOÇO
Cabruca – Av. Brg. Faria Lima, 196 – Pinheiros
O restaurante que dica dentro de uma grande loja de chocolates e que você vai amar conhecer.
Em janeiro de 2022, estive na loja conceito da Dengo Chocolates. E no mesmo prédio, no terceiro piso, está o Cabruca, um restaurante de comida brasileira. Minha escolha foi uma moqueca, que estava deliciosa. E não deixe de provar o drink que leve o nome do restaurante. Ele é feito com o Gin de cacau e é surpreendente.


Após o almoço, aproveite para se deliciar com as sobremesas da confeitaria, que fica no primeiro piso ou então, com os sorvetes, no segundo piso. E claro, não sai sem fazer sua própria barra de chocolate. Contei mais sobre essa experiência AQUI!
CAFÉ DA TARDE
Cenoradas – Rua Tabapuã, 82 – Itaim Bibi
De todos da lista, esse foi o único lugar que não consegui visitar na minha última viagem. Mas o conceito me encantou tanto, que acho que vale a recomendação.
A Cenoradas é uma doceria que surgiu no auge da pandemia. Ela é toda temática de bolo de cenoura. No cardápio, o protagonista é claro, o bolo de cenoura.
Acredito que seja um bom lugar para aquele café da tarde diferente e que tende lindas fotos.
JANTAR
Restaurante Président – R. da Consolação, 3527 – Cerqueira César
Quando fui ao Président, foi com o objetivo de provar uma sobremesa, mas acho que é um daqueles bons restaurantes para ir jantar também.
Ele é um dos restaurantes do Chef Érick Jacquin e fica na esquina com a Rua Oscar Freire.
O cardápio traz pratos da alta gastronomia francesa contemporânea e foi eleito em 2022 como o melhor francês de São Paulo.
A minha dica é: na hora da sobremesa, escolha o Petit Gâteau. Afinal, à título de curiosidade, foi o Chef Jacquin que criou essa sobremesa no Brasil.
BARZINHO PARA TERMINAR A NOITE
Café Creme – Avenida Paulista, loja 7 – Bela Vista
Esse barzinho fica em plena Avenida Paulista e é daqueles lugares perfeitos para quem gosta de agito, música ao vivo e bons petiscos.
É para sentar, pedir umas comidinhas e aproveitar o agito no coração da cidade.
DIA 03
CAFÉ DA MANHÃ
Chocolatria – R. Rita Joana de Sousa, 38 – Brooklin Novo
Uma doceria que está a 10 minutos do aeroporto de Congonhas e que vale muito a pena conhecer.
Ela abre às 10h da manhã, então é para tomar aquele café mais tardio, com uma deliciosa fatia de bolo e salgados de dar água na boca.
Dependendo da região que você está hospedado, é meio fora de mão, mas vale o percurso. É, de longe, uma das melhores docerias de São Paulo.
Não deixe de provar o famoso bolo trovão.
ALMOÇO
Carlota – Rua Sergipe, 753 – Higienópolis
Almocei no restaurante da premiada chef Carla Pernambuco, o Carlota.
O restaurante existe há 27 anos e segue com casa cheia. A chef é conhecida por fazer uma gastronomia confort food, uma culinária afetiva.

Soube que o cardápio muda com frequência e eles tem sempre uma opção de prato do dia.
Escolhi o prato Anchova, legumes e batatinhas na brasa com beurre blanc e tucupi. E raspei o prato.
Das sobremesas, a que roubou meu coração foi a cocada saborizada com calda de abacaxi. Não deixe de provar!
CAFÉ DA TARDE
Gallette Chocolates – R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 57 – Pinheiros
Pro café da tarde, proponho algo diferente: um menu degustação de chocolates com café.

A Gallette é uma chocolateria bean-to-bar que fica tem duas lojas na cidade, eu fui na de Pinheiros.
A marca produz seu próprio chocolate, desde a semente do cacau até a barra. Nessa loja, tem o café, onde você pode escolher os chocolates por unidade e montar seu próprio menu degustação. Não deixe de provar o bombom de jabuticaba, pois é um dos grandes sucessos da marca e imperdível.

JANTAR
Mocotó – Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Penso que uma viagem sempre tem que terminar com pontos altos. Afinal, após três dias de turismo, a gente já não está mais com o mesmo ânimo. Então, gosto de colocar sempre um lugar dos mais imperdíveis no final, pois assim, a gente termina com gostinho de ‘quero mais’.
O Mocotó estava na minha lista há algum tempo, porém, por estar numa localização mais afastada, demorou para eu finalmente conhecer. Mas já me culpo por isso, porque ele vale cada quilômetro de distância.
Está localizado na Vila Medeiros, que foi onde tudo começou, com o pai do chef Rodrigo e ele faz questão de manter no mesmo endereço: um bairro residencial.
Trata-se de um restaurante e também um bar. Fiquei sentada no balcão, ao invés da mesa, e foi uma experiência de sucesso.

Provei a caipirinha de rapadura e o prato Costelinha de Porco recheada com pernil, servida com abacaxi, mandioca e molho de mel. Não sei dizer do que mais gostei, porque poderia fazer essa refeição várias vezes seguidas sem enjoar.

Certamente, é um dos lugares que farei questão de ir em todas as próximas vezes que voltar a São Paulo.
Reuni alguns dos lugares que mais gostei nas minhas últimas três visitas à São Paulo. Sou suspeita para falar, porque adoro a cidade. Então, se você aprecia viagens gastronômicas, aproveita que é sempre um destino certeiro.
Que matéria legal, fiquei com vontade de conhecer o lugar dos gatos 😁
Ameeiii a matéria !!! Vou sempre a São Paulo e não conheço metade dos lugares … A partir de agora , minhas voltas a São Paulo vão incluir visitas a esses lugares . Estou anciosa pra fazer minha barra de chocolate ! Obrigada querida por tantas coisas maravilhosas que vc nos mostra aqui . Sou sua fã , grande bj .