O respeito à terra pela cultura peruana é a inspiração de um ingrediente especial no Nuu Nikkei. A Terra Nikkei foi desenvolvida pelo chef Carlos Alata e está presente em duas sobremesas. O nome curioso chama atenção, mas é o sabor e textura que realmente marcam a experiência de provar o ingrediente. O restaurante é conhecido por unir referências orientais e peruanas com toque contemporâneo, muito bem representado nessa criação.
O chef se inspirou nas terras consideradas sagradas pelos incas, que a utilizavam para plantar seus alimentos. “Terra Nikkei representa a Pachamama, ‘a mãe terra’, e leva farinha panko e quinoa achocolatada”, revela.
O nome sagrado para os povos peruanos também ilustra uma das sobremesas. Pachamama (R$ 38) é um manjar com Terra Nikkei, merengue e pó de chá verde. “O Manjar é um clássico doce feito no Peru, antigamente pelos monges, normalmente emconventos e igrejas, lembrando um doce de leite”, Alata explica. “Para finalizar, utilizamos o chá verde para representar a fertilidade da terra”.
Já o Chocolate 4 Texturas (R$ 40) representa a fartura peruana dos dias atuais. “O Peru é um grande produtor de cacau e dá muito valor à fruta”, o chef destaca. A receita leva chocolate em variadas formas. Além da Terra, há espuma, sorbet e crocante, com finalização de sal maldon.
Sobre o Nuu Nikkei
Aberto em 2017, o Nuu Nikkei é especializado em mesclar referências do Japão e do Peru em pratos contemporâneos. A casa, fundada por Luiz Araújo e Lucas Freitas, funciona no sistema à la carte, apresentando pratos clássicos, releituras e criações originais. No comando da cozinha está o chef Carlos Alata, que passou por renomados espaços como o chileno Jerônimo (em Santiago) e o peruano Rafael (em Lima).
O Nuu Nikkei funciona de terça-feira a domingo para jantar, a partir das 18h, e para almoço aos sábados e domingos, do meio-dia às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas, 333 – Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial @nuunikkei.
*Via Assessoria de Imprensa
Leia também: DOCERIA TEMÁTICA DOS ANOS 50 RESGATA SOBREMESAS NOSTÁLGICAS