Um dos sabores mais famosos do Paraná, a bala de banana é muito mais do que uma guloseima. É a lembrança das férias pelo litoral, da casa dos avós, de pegar a estrada e se deliciar com os pequenos quadradinhos açucarados, repletos da mais pura alegria. Produzida de maneira artesanal, valorizando a agricultura familiar e a história de toda uma região, a Bananina é um produto único e especial. Sua receita está sendo fabricada pela terceira geração e já conquistou lares em todos os cantos do mundo.
HISTÓRIA E TRADIÇÃO
Tudo começou na década de 70, quando um vendedor de doces decidiu produzir suas próprias balas e sabia que o litoral paranaense era repleto de frutas da melhor qualidade. As balas de banana tornaram-se tão populares que a produção artesanal logo se transformou em um importante negócio local, passando de geração em geração. Cada produtor tem sua própria receita e método de produção, mas todos compartilham o cuidado e o carinho necessários para produzir um doce de sabor incomparável.
A princípio a venda era realizada em bancas na BR 277, recebendo um grande fluxo de clientes. Atualmente, o maior volume da produção é destinado a Curitiba, Região Metropolitana e estabelecimentos ligados ao turismo na região do litoral paranaense.
DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO
Antonina é um município do Paraná, que é um dos estados, junto com São Paulo e Santa Catarina, que reúnem um corredor de quase três milhões de hectares de Mata Atlântica ainda bem conservada. Esse território integra o que chamamos de Grande Reserva Mata Atlântica.
O impacto da produção vai além das famílias produtoras e seus colaboradores. Hoje mais de 80 famílias vivem da produção da matéria-prima que abastece as fábricas instaladas na cidade.
Desde o seu início, o doce foi muito aceito pelos moradores do litoral paranaense e também pelos turistas que frequentavam a região. Aos poucos, a fama desse produto único se espalhou e fez a cidade ser reconhecida nacionalmente pela produção das balas.
Em dezembro de 2020, as Balas de Banana de Antonina receberam o selo de Indicação Geográfica*, oficializando então algo que já era evidente no coração de todos os paranaenses. Um trabalho que foi validado devido a sua história e por preservar a tradição e a essência da produção que iniciou há mais de 40 anos. Os benefícios da IG vão além da valorização do produto em si, já que também fomenta o turismo na região onde é produzido e dessa forma gera uma grande oportunidade de desenvolvimento local.
* A Indicação Geográfica (IG) é uma ferramenta que atesta a origem geográfica de um determinado produto ou serviço. O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.
Preservando o sabor e originalidade, além da bala de banana tradicional, a Bananina produz diversos sabores de bala (banana com gengibre, com amendoim, com pimenta e muitos outros) e derivados de banana, além de uma linha de produtos sem adição de açúcar. Também é possível encontrar souvenirs da marca, aproximando ainda mais o consumidor da empresa. A missão é fazer com que as balas possam proporcionar experiências doces e inesquecíveis, para todas as idades e em qualquer lugar do mundo. É um prazer e uma honra saber que a bala de banana é utilizada como uma troca de afeto entre pessoas que se gostam.
Endereço: Rua Zung Sui Shen, 91 – Jardim Barigui – Antonina – Paraná
* Via Assessoria de Imprensa