Esse é um tema que de tempos em tempos aparece em forma de treta nas redes sociais. E sempre rende bastante porque para o consumidor de conteúdos pode parecer mais do mesmo. Mas na realidade, assim como um prato bem executado, tem pequenas características que se sobressaem.
Um crítico gastronômico é sempre um influenciador, mas um influenciador dificilmente será um crítico gastronômico.
Um jornalista pode escolher ser um influenciador ou um crítico gastronômico.
Parece confuso, né? Já tivemos muitas realidades e em 2023, com o efeito das redes sociais (leia-se Instagram e TikTok), esse tema parece ser tudo uma coisa só, como um bolo de caixinha, em que os ingredientes estão todos misturados, mas no final resulta em um bolo que entrega o que promete.
E assim como quem prefere fazer um bolo de forma mais natural, separando os ingredientes, quem sabe identificar as diferenças entre influenciador, jornalista e crítico, também é mais feliz na hora de consumir a informação.
INFLUENCIADORES
Muitos influenciadores tem, cada vez mais, voz importante na área de gastronomia. E geralmente acabam sendo vistos pelo público consumidor com a mesma relevância que jornalistas e críticos gastronômicos.
Um influenciador (ou influencer) tem a liberdade de produzir conteúdo orgânicos (não remunerados), fazer publiposts e comparecer a eventos de imprensa.
Ao meu ver, por conta da rapidez das redes sociais, o influenciador está sempre num ritmo mais acelerado porque ele precisa entregar o conteúdo com mais frequência, ou o algoritmo pode ser cruel.
Influenciadores mostram a gastronomia não somente pela comida, mas sim como um programa social. Você vai a um café para reunir com amigas, num restaurante para um date, escolhe docerias pet friendly…
O papel principal do influenciador é dar ao público opções e cada seguidor fica livre para fazer a sua própria curadoria de acordo com as suas preferências e necessidades.
JORNALISTAS DE GASTRONOMIA
O jornalista de gastronomia pode ser também um influenciador, principalmente nos dias de hoje.
O jornalista, geralmente, tem bastante referências bibliográficas e sensoriais, conhece muitos lugares novos, mas também se preocupa em voltar para observar a evolução (ou retrocessos) desses lugares.
O jornalista faz entrevista os chefs e outros profissionais deste mercado e, assim, conversa com regularidade e é reconhecido por elas em seu trabalho.
Ele pode escolher escrever de forma imparcial, porém com foco maior nas qualidades do local. Para um jornalista, tem vezes que o fato de não publicar sobre um lugar, já é, indiretamente, uma crítica.
CRÍTICOS GASTRONÔMICOS
Para ser crítico gastronômico é preciso tempo, estudo e referencial. E em grande parte das vezes, ele é um jornalista.
Um crítico faz uma curadoria, pesquisa a fundo a história do lugar, sua gastronomia.
Não é só dizer: “eu gostei” ou “eu não gostei”.
Tem muitos critérios de avaliação: sal, temperatura, apresentação, aroma, harmonia, como aquela comida se comporta na boca, se ela o surpreende, ela o emociona, tem que avaliar o pacote todo. É isso só é possível quando a pessoa tem um vasto repertório sensorial.
O fator mais importante para determinar se um lugar é bom ou não, é a comida. Mas todos os outros detalhes, como ambientação e atendimento, são levados em conta também.
Um crítico, geralmente, é uma pessoa anônima, porque assim ela é tratada como cliente comum. Mas convenhamos que em tempos de internet, isso é bem difícil.
É importante para o leitor saber identificar as diferenças e saber qual o formato de conteúdo que mais o agrada consumir.
Já, para quem tem negócios na área de gastronomia, é essencial saber identificar cada estilo de profissional ou ter uma boa assessoria de imprensa que o guie.
Depois de tudo isso, não poderia deixar de fazer uma lista de bons nomes para você acompanhar no Instagram:
Do Pão ao Caviar – @dopaocaocaviar
Arnaldo Lorençato – @alorecato
Ailin Aleixo – @ailinaleixo
Gabriel Gasparini – @gaspaindica
Mogamad Hindi – @mohindi
Caroline Grimm – @carolinegrimm
Gisele Rech – @giselerech
Dani Machado – @instadanimachado
Fred Sabbag – @fredsabbag
Sergio Crusco – @sergiocrusco
Renata Araújo – @youmustgoblog
Veículos que falam de gastronomia nacional, no Instagram:
Paladar – @paladar
CNN Viagem e Gastronomia – @cnnviagemegastronomia
Bom Gourmet – @gpbomgourmet
E claro, não deixe de seguir o @curitidoce nas redes sociais para ficar por dentro do que acontece no mundo da Confeitaria.
*Foto: banco de imagens Canva
Acabei de ler alguns artigos sobre esse assunto. No entanto esse achei muito interessante. Lucky Patcher APK
Muito obrigado pela ótima e clara explanação.
Eu sou suspeito pq sou muito fã da @carolinegrimm.
Eu morei vários anos no Bigorrilho e bem perto de casa tem uma “portinha” chamada Doces Delícias.
Fica na esquina da Francisco Rocha com Padre Anchieta
Se vc ainda não foi eu recomendo, se já conheces, parabéns.
Obrigada pela indicação, Pedro. Ainda não conheço essa portinha.
E também sou fã do trabalho da Carol.