Seria o Chocolate de Dubai a grande tendência da Páscoa 2025?
Se tem um sabor que promete conquistar os chocólatras na Páscoa 2025, é o Chocolate de Dubai. Essa tendência surgiu a partir da popularidade de uma barra recheada que viralizou nas redes sociais, feita com uma mistura crocante de creme de pistache e kataifi.

A exclusividade e o sabor marcante desse chocolate têm despertado o interesse das confeitarias artesanais, que já começaram a criar suas próprias versões inspiradas nessa delícia. Mas antes de pensar na sua receita, é necessário conhecer o ingrediente que junto ao pistache faz a mágica do sabor acontecer.
O que é o kataifi?
O kataifi é uma massa finíssima de fios de trigo utilizada na confeitaria árabe, conhecida por sua textura crocante e versatilidade. Originalmente usada em sobremesas do Oriente Médio, como o famoso baklava, essa massa absorve sabores de forma excepcional e adiciona uma crocância única às preparações doces. No Chocolate de Dubai, o kataifi contrasta perfeitamente com o creme de pistache, criando uma experiência sensorial sofisticada e irresistível.
Onde encontrar e como substituir o kataifi?
O kataifi pode ser encontrado em empórios especializados em produtos do Oriente Médio, lojas de ingredientes importados e até em alguns mercados que trabalham com confeitaria internacional. Caso não seja possível encontrá-lo, algumas alternativas podem oferecer um efeito semelhante:
- Massa filo triturada e assada, que proporciona leveza e crocância. E muito se aproxima do original.
- Flocos de milho triturados, criando uma textura crocante parecida.
- Amêndoas laminadas caramelizadas, para um toque sofisticado e um leve sabor tostado.
Como usar o sabor Chocolate de Dubai na Páscoa?
Se você quer apostar nessa tendência e trazer um diferencial para sua confeitaria, algumas ideias podem fazer sucesso:
- Ovos de colher com recheio de creme de pistache e kataifi crocante. Porém, prepare-se para cobrar mais por isso, afinal, pistache e chocolate estão com os preços nas alturas.
- Trufas recheadas, combinando o creme de pistache com camadas finas de chocolate ao leite e pedaços de kataifi caramelizado.
- Barras de chocolate artesanais, trazendo a fusão perfeita entre a crocância do kataifi e a cremosidade do pistache. Uma alternativa de produto mais acessível na Páscoa e que tende a vender bem.
- Bombons recheados, oferecendo uma versão mini do Chocolate de Dubai para presentear. Esse, eu compraria sem pensar duas vezes.
- Cheesecake ou tortas pascais, utilizando kataifi como base crocante e finalizando com creme de pistache e chocolate branco. Como uma opção de sobremesa para o domingo de Páscoa.
A exclusividade e sofisticação do Chocolate de Dubai o tornam uma aposta certeira para uma Páscoa lucrativa e cheia de novidades. Se você busca oferecer algo diferente e sofisticado no seu cardápio, essa é a tendência ideal para explorar e encantar seus clientes! E mesmo que o preço possa assustar, ainda assim pode funcionar como um excelente produto ‘vitrine’, ou seja, que mesmo que não gere venda, chama atenção para o cardápio.
Recentemente, um amigo chef de cozinha esteve em Dubai e pedi que fosse em busca de mais opções do Chocolate de Dubai. Ele gravou algumas imagens e se você quiser saber como usar essa tendência além do pistache, assista o vídeo.
Fique de olho no Curitidoce para mais dicas e inspirações para sua confeitaria na Páscoa!
Leia também: CHOCOLATE DE DUBAI: A NOVA TENDÊNCIA MUNDIAL EM CHOCOLATES – Curitidoce
Comentários 1