Início de ano é a melhor época para pensar nas ações que vão fomentar as vendas da sua loja ao longo de todo ano.
Entretanto, com a mente cansada da correria do Natal às vezes fica difícil de ter ideias novas para trazer aquele frescor para a sua marca no decorrer do ano. Por isso, acho que esse post pode te ajudar. Com base na experiência e conhecimentos que venho acumulando ao visitar confeitarias há mais de oito anos, hoje eu quero dar uma mãozinha, ou melhor, alguns pitacos criativos.
Então, se você tem uma confeitaria com loja física, atende aos clientes na sua loja e está fazendo o seu planejamento de marketing anual, hoje eu vou trazer algumas ideias de coisas que eu faria se eu tivesse uma doceria ou café.
1 – CARDÁPIOS SAZONAIS POR ESTAÇÕES DO ANO
Programaria os cardápios do ano com base nas estações climáticas, começando já agora, pelo verão. Aproveitaria para trazer doces refrescantes, estar novos sabores, trabalharia bastante com as frutas da época, em doces com edições limitadas.
Isso cria o gatilho da escassez e faz com que seus clientes queiram visitar a confeitaria naquele período para não deixar de conhecer as novidades.
2 – FOTOS NOVAS DOS DOCES
Aproveitaria esta época mais tranquila de início de ano para fazer novas fotos dos seus produtos mais vendidos e também dos lançamentos. Não precisa necessariamente ser com fotógrafo, você mesma pode estudar sobre fotografia em tutoriais e colocar a mão na massa treinando. Claro, se houver a possibilidade de contratar um fotógrafo, é ainda melhor. Afinal, uma boa imagem de doce vende muito e com certeza, você vai recuperar rapidamente o valor investido nas fotos.
3 – OLHE PARA PARA O VEGANISMO
Se a sua doceria ainda não tiver opções de doces veganos, eu pensaria nessa possibilidade. É uma tendência já há algum tempo. Sua confeitaria não precisa necessariamente ser uma confeitaria só de doces veganos, mas sim ter esta inclusão. Afinal, seus clientes devem ter amigos e familiares veganos e essa seria uma excelente oportunidade de ganhar novos clientes.
Inclusive, pensaria em uma consultoria com alguém da área do veganismo para treinar seus funcionários sobre como apresentar esses produtos na hora do atendimento. Tendo em vista que alimentação vegana é um tema que exige cautela e bastante informação, com uma consultoria, não correria riscos de falhas por ignorar as informações.
4 – ESCOLHA UM INFLUENCIADOR
Se eu tivesse uma doceria, aproveitaria essa época mais calma para conhecer alguns perfis de Instagram e escolher um influenciador que mais tem identificação com a marca. Se possível, pensaria em alguns trabalhos com ele ao longo do ano. Não apenas um trabalho pontual, mas sim algumas parcerias a longo prazo, pois assim se cria um vínculo e aumenta a credibilidade com o público.
O influenciador tem o papel de ser uma vitrine para a sua marca. Ele empresta a audiência dele para a sua empresa. Por isso, é importante escolher alguém que esteja alinhado com as suas ideologias de marca.
5 – MENU DEGUSTAÇÃO DE DOCES
Neste início de ano, escolheria os doces que foram mais vendidos em 2022 e faria um menu degustação com eles.
Uma opção que traga de três às cinco doces em versões com tamanho reduzido vai ser um novo produto para a sua doceria e ao mesmo tempo vai ampliar a divulgação.
As pessoas gostam de provar vários sabores numa refeição e ter a possibilidade de conhecer e saborear mais de um doce, é uma oportunidade que sempre brilha aos olhos do consumidor.
Pode aproveitar também para fazer duas versões de Menu Degustação: uma com os doces mais vendidos e outra com doces que são novidades. Assim, você traz seu público fiel pra conhecer as novidades.
Um menu degustação não precisa ficar o ano inteiro. Ele pode ser algo sazonal, que você pode trabalhar sempre quando precisa trazer um novo movimento por estabelecimento porque ele sempre atrai curiosidade.
6 – COLLAB COM BARTENDER
Grande parte de doces e sobremesas harmonizam muito bem com drinks, coquetéis e espumantes. Que tal convidar um bartender para criar em conjunto um cardápio sazonal de verão com doces harmonizados com coquetéis?
Isso vai estourar a bolha dos seus clientes da confeitaria trazendo visibilidade para quem aprecia drinks. E levando em conta que as Collabs (parcerias) tem tido bastante êxito, seria uma novidade para conquistar e ampliar ainda mais seu público e networking empresarial.
7 – REPAGINAR O CARDÁPIO
Ano novo cardápio com visual novo. Aproveite para fazer uma revisão no seu cardápio.
Verifique os produtos que você quer tirar os que você quer acrescentar; Analise se ele está informativo, se as fotos estão atraentes, se traz informações sobre os doces que são sem glúten, sem lactose, veganos; Quanto mais informações, mais otimiza o trabalho da sua equipe na hora do atendimento.
Aproveite o início de um novo ano para inovar e criar oportunidades de potencializar suas vendas.
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