E aí, agora que vocês já entenderam o poder do Tráfego Pago, viram também que o botão “turbinar” (Lei aqui: TURBINANDO AS VENDAS COM O BOTÃO IMPULSIONAR DO INSTAGRAM! – Curitidoce) pode ser potencializado, se conhecermos as ferramentas, vamos falar de algo que pode fazer toda a diferença nos seus anúncios: os objetivos de campanha! Então, vamos desvendar esse mistério juntos?
Os diferentes sabores de objetivos de campanha
Imagina que sua campanha é como uma receita. Cada objetivo é um ingrediente diferente que vai dar um resultado único. Vamos destrinchar?
1. Reconhecimento: Quando todo mundo precisa te conhecer
Aqui o objetivo é imprimir muito! Isso mesmo, mostrar o seu anúncio ou conteúdo para a maior quantidade de pessoas pelo menor custo possível. Mas não confunda isso com “panfletagem digital” hein! Qualquer que seja o objetivo da campanha ele deve estar alinhado com um público correto e principalmente com o seu criativo (Imagem, carrossel ou vídeo). Os anúncios online foram tão revolucionários, justamente pela segmentação: aparecer para o público que eu busco.
Quando usar:
- Lançamento de nova marca;
- Inauguração de um novo endereço;
- Divulgação de um produto inédito.
Características:
- CPM (Custo por Mil Impressões) mais baixo;
- Foco em quantidade, não em qualidade (falaremos disso em breve);
- Ideal para construir awareness (conscientização de uma marca).
Sim, já começamos a falar essas siglas que regem o mundo dos anúncios online, CPM, CTR, CPA, ROI…. Nada de surtar como chantilly batido demais! Jajá eu explico melhor, hoje falaremos apenas do CPM ok? Depois a gente intensifica a nossa conversa.
2. Engajamento: Fazendo a galera interagir
Visualizações, curtidas e comentários, esse é foco das campanhas de engajamento. E seguidores… vou ganhar mais seguidores? Com certeza, afinal você aparecerá para mais pessoas, apenas isso já deixa o teu perfil mais propenso a ganhar seguidores, mas essa não é a métrica principal nem mesmo o objetivo principal dessa campanha…volte um artigo para traz {inserir link}, tem uns segredinhos lá para você!
Quando usar:
- Lançamento de promoções especiais;
- Concursos e desafios;
- Postagens criativas que geram conversa.
Características:
- Aumenta visibilidade orgânica;
- Estimula interação;
- Ótimo para criar conexão com o público.
3. Vendas: O grande objetivo!
É, admito ter colocado um peso maior nessa campanha, afinal quem não quer faturar mais né? Pois bem, aqui o nosso foco é impactar, fazer nosso público querer lamber o brigadeiro da tela do celular, clicar no “saiba mais” ou “comprar agora” e converter! Dica: vocês sabiam que podemos escolher o horário que nossos anúncios irão aparecer? Durmam com essa!
Quando usar:
- Vender por WhatsApp ou Direct;
- Vender por cardápio online;
- Vender através do seu site.
Características:
- CPM mais alto;
- Público mais segmentado;
- Exige estratégia mais elaborada;
- Precisa de público que realmente quer comprar.
O Segredo por trás dos números
Vamos falar de CPM? É aquele “Custo por Mil Impressões” que parece complicado, mas é simples: quanto irá custar para eu “imprimir” o meu anúncio mil vezes.
- Reconhecimento: CPM baixíssimo (R$2-5)
- Engajamento: CPM um pouco mais alto (R$5-10)
- Tráfego: CPM intermediário (R$8-15)
- Vendas: CPM mais alto (R$15-30)
Agora, por que essa variação nos valores? Quanto mais ações eu preciso que o meu público realize dentro do objetivo da campanha, mais caro fica.
Fazer uma pessoa ver o meu conteúdo é barato, ela não precisa fazer nada, ela está na internet e um anúncio meu aparece para ela, ponto. Agora, se eu quero que ela curta ou comente, fica mais caro, porque ela está realizando uma ação.
Agora imagina se ela precisa consumir o conteúdo, clicar no anúncio, ser direcionada para um site ou aplicativo e ainda realizar uma conversão, essas ações todas têm o seu preço, afinal eu precisei despertar o interesse ou o desejo dessa pessoa ao ponto de fazer toda essa trilha planejada por nós, porém é ela quem irá me trazer a receita. Faz sentido eu pagar mais por isso, correto?
Dica de Ouro: Não existe objetivo ruim, existe estratégia errada
Qual é o momento da sua empresa? Quer ser reconhecido no seu bairro ou na sua cidade? Tem um lançamento vindo aí, ou quer focar mesmo é no aumento das suas vendas? Lembre-se: o seu objetivo deve estar alinhado com objetivo da campanha e este deve conversar com o seu criativo (imagem, carrossel ou vídeo), que por fim irá conversar com o seu público.
E aí, qual objetivo de campanha combina mais com seu momento hoje? Comenta aqui embaixo!
Este artigo foi escrito por Leonardo Ruppel, especialista em Tráfego Pago. Para mais dicas ou para uma consultoria personalizada, entre em contato pelo Instagram @highfive.ads ou WhatsApp (41) 98844-6423