Você meio que faz tudo no automático: tira uma foto do seu doce, escreve um pouco sobre ele, convida as pessoas a irem provar, posta e espera as curtidas e comentários. Algumas curtidas, outros tantos comentários, mas nada de pedido de encomendas. Nada do aumento nas vendas. O que você está fazendo errado?
Vamos já descobrir, porque é praticamente impossível você não dominar o instagram da sua doceria se você aplicar estas dicas abaixo.
Dá até pra dizer que é quase uma receita de bolo: tem os ingredientes e um passo a passo, mas o segredo do sucesso mora ali naquele jeitinho especial, na sua personalidade, naquele toque único que faz do seu bolo, ou melhor, do seu Instagram, o melhor entre todos os outros.
A seguir, Dany Colares, especialista em Marketing de Instagram, com experiências em empresas no Brasil, Madri e Londres, mostra a receita pra fazer do seu perfil o mais gostoso e atrativo da cidade.
1. USE BEM A SUA BIO
Já fica claro o que você faz então, neste caso, você pode abrir mão de ser óbvio. Aproveite os 150 caracteres para se apresentar de forma criativa e mostrar seu diferencial, mas lembre-se das informações vitais: endereço, horário de funcionamento e um link de contato são obrigatórias.
2. GERE CONTEÚDO INFORMATIVO
Pode ser uma receita simples. Ou como seu público pode enrolar o brigadeiro perfeito em casa, por exemplo. Ou como cortar um bolo em camadas. Ensinar pessoas faz com que você ganhe créditos com quem aprendeu, se torne autoridade no seu nicho e não apenas gera valor, mas influência – nova moeda do marketing digital. Da próxima vez que pensarem em quem sabe fazer certa coisa, vão pensar em você.
3. ENSINE SOBRE O SEU MUNDO
Posts no formato “Você Sabia?” Com curiosidades sobre seu segmento funcionam bem, porque isso atrai a curiosidade das pessoas e agrega conhecimento para quem te segue. Quem inventou o brigadeiro, onde surgiu determinado doce, de onde vem os nomes de cada um. Essa pode ser uma boa opção para posts nos dias em que a doceria não abre, por exemplo.
4. FAÇA ENQUETES E PESQUISA
Nunca foi tão fácil ouvir os clientes. Aproveite seus posts e Stories para fazer enquetes, perguntas, pedir conselhos para seus clientes. O que eles gostariam que você criasse, qual sabor novo eles desejam, cobertura nesta cor ou naquela. As pessoas adoram dar opinião e gostam de fazer parte do processo criativo da empresa. E depois, é claro, vão querer consumir aquilo que eles ajudaram a criar.
5. MOSTRE A VIDA REAL
O que você acha de postar a quela foto do doce sendo finalizado? Ou aquele doce que deu errado? Ou de repente o trabalho que dá montar um bolo de mil andares?
Isso gera engajamento porque as pessoas gostam de ter um certo acesso exclusivo, e uma visão de bastidores normalmente não é dada a qualquer um.
Essa sensação de fazer parte da marca é um motivador poderoso, então vale a pena oferecer uma degustação do que acontece quando ninguém está olhando.
6. MOSTRE QUE A SUA MARCA É AMADA
Uma grande estratégia para encorajar mais pessoas a comprarem de você é mostrar ao consumidor o produto ou serviço sendo utilizado por outra pessoa. E é fácil explicar o motivo:
Nosso cérebro gosta de tomar decisões se baseando no que os outros estão dizendo ou fazendo. Daí o sucesso do boca a boca e dos Influenciadores Digitais. Por tanto, faça repost dos seus clientes, mostre elogios, sugestões, a casa lotada. Afinal se gostam de você de verdade, o mundo merece saber.
7. GRAVE VÍDEOS
Se você tem vergonha de aparecer, comece devagar: faça videos sem som, depois experimente falar alguma coisa. Evolua pra vídeos de você calada, mas trabalhando. Até que você se sinta confortável o suficiente pra gravar vídeos falando com a câmera. Vai ficando mais fácil, eu juro.
Vídeos funcionam bem porque ativam mais sentidos do que uma simples foto. Assim você consegue passar a sensação de cremosidade ou crocância de um produto, por exemplo. Com os vídeos você também cria uma conexão com seu público. Além disso, você gera autoridade e vira referencia. Você pode falar de uma receita criada por você ou mesmo ser uma das primeiras a trazer alguma tendência para a sua cidade.
Quando você tem a coragem de se expor e mostrar seu conhecimento as pessoas passam a ter respeito e admiração por isso. Faça vídeos nas redes sociais ensinando alguma técnica ou esclarecendo alguma dúvida que seu cliente possa ter.
A dica no começo é fazer uso esse tipo de conteúdo no Stories do Instagram, com vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas, onde você pode compartilhar sua rotina, coisas que estão acontecendo agora, dicas para seu cliente. E se for depois não gostar do resultado, o vídeo some já já.
Outra opção é postar vídeos no seu feed mesmo. Você pode mostrar em detalhes um produto seu com imagens de dar, literalmente, água na boca. Mas lembre-se, sempre com conteúdo informativo. Esse recurso é excelente para provocar os seus seguidores, com vídeos “saborosos”, destacando a qualidade do seu doce.
Se você precisar compartilhar um vídeo mais longo, você pode usar o IGTV. Esse é local ideal para vídeos de de receitas e passo a passo.
Dany Colares
Especialista em Marketing de Instagram
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Booom diiiaaa, eu adorei as dicas e a parte da vergonha foi perfeita pra mim kkk, queria reorganizar meu feed, mas não sei como é tbm tenho medo de tirar todas as fotos e refazer, alguma dica? Por favor, me ajuda!!!
Tenta ir trabalhando por cor ou por tipo de produto. O segredo é ir pensando antes e daí fazendo as fotos com uma apresentação em que as cores e elementos se conversem.
Acho que você não deve tirar suas fotos, pois futuramente quando tiver o “feed perfeito” você vai olhar pra trás e sentir mais orgulho ainda ☺️
Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos