*post editado em agosto de 2021.
Só três?
Não! Existem mais, bem mais. Porém vou indicar três lugares que sempre que vou, encontro sabores deliciosos e uma massa leve, muito bem executada, fresquinhos, onde dá vontade de saborear a vitrine inteira.
Éclair e bomba é a mesma coisa?
Em teoria sim! O éclair era mais conhecido no Brasil como Bomba, pelo fato de ao se morder, explode recheio na boca. Atualmente, o nome francês voltou a ser mais usado, salvo em confeitarias mais antigas, que permanecem com o nome brasileiro e não utilizam ingredientes gourmets.
Esteticamente, a bomba é mais ‘gordinha’ e o éclair mais estreito e comprido.
Justamente por isso, éclair se come com as mãos. “O éclair deve ser comido utilizando o polegar e o dedo indicador. Não se usa talher para comer. Por isso ele deve ser estreito e comprido”, explica o chef Fabiano Marcolini.
Os três lugares que cito abaixo pertencem a chefs confeiteiros que são referência nesse delicioso doce e você consegue encontrar Éclair em todos os dias de funcionamento.
1 – LOUIS PHILIPPE
A doceria Louis Philippe inaugurou recentemente e já é uma das minhas preferidas para comer Éclair.
Confeitaria francesa, com chef vindo da região da Bretanha, Louis Philippe traz uma eclair um pouquinho diferente. Provei a de caramelo salgado e a de chocolate (ainda falta provar a de limão).
O que mais me chamou a atenção na de caramelo, é a suavidade do sabor. Apesar de ser um sabor originalmente mais doce, eles conseguem deixar equilibrada.
Outro detalhe que faz toda a diferença, é que os éclais tem Craquelin! A massinha craquelada em cima da massa deixa o doce mais crocante.
A doceria abre de terça à domingo.
Endereço: Av. Silva Jardim, 2042. * Entrada pela Cel. DULCÍDIO *
Instagram: @louisphilippe_oficial
2 – MARCOLINI PANE PASTA DOLCI
O chef Fabiano Marcolini é conhecido por ser um chef da confeitaria clássica. E como a boa pâtisserie francesa manda, o éclair aqui é sutil, elegante e delicado.
Ele tem diariamente dois sabores: recheado com creme de confeiteiro levemente aromatizado com rum, coberto com glaçagem de laranja e suspiro; e o de chocolate, feito com ganache de confeiteiro de chocolate 70%.
O Marcolini Pane Pasta Dolci abre todos os dias da semana.
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1181 – Centro
Instagram: @fabianomarcolini
3 – DÉLICES DE SUCRE
No Juvevê tem uma charmosa confeitaria que faz Éclairs com combinações de sabores tipicamente franceses. O chef Johnlee é especialista em pâtisserie e executa a massa choux como ninguém. Na vitrine, a quantidade de sabores é reduzida, porém não menos apetitosa. Pistache com framboesa, Chocolate, Caramelo e Crème Brûlée disputam a preferência.
A Délices de Sucre abre de segunda à sábado.
Endereço: R. Simão Bolívar, 660 – Juvevê
Instagram: @delicesdesucre
EXTRA 2021 – AFAGO CASA DE DOCES
Acaba de inaugurar a Afago Casa de Doces, que é uma doceria especializada em éclair. A loja fica pertinho da Praça da Espanha e conta diariamente com uma vitrine com sabores de dar água na boca. Entre eles: Caramelo Salgado; Crème Brûlée; Paçoca; Mousse de Chocolate.
A loja abre de terça a domingo, das 12h30 às 18h30.
Endereço: Alameda Augusto Stellfeld, 1333 – Bigorrilho.
Instagram: @somosafago
Se você quiser saber mais sobre ÉCLAIR, no ano passado fiz uma série sobre doces franceses com a Dani, do @ohlaladani e você pode assistir ao episódio sobre Éclair, clicando abaixo.