Os tradicionais caraques são excelentes opções para presentear e adoçar a ceia, neste Natal
O ano de 2020 nos provou que: mais do que acumular coisas, nossa vida precisa ser repleta de experiências. E apesar de meias, roupas e acessórios serem bons presentes de Natal, nada como ganhar DOCES! Ainda mais quando se trata de algo inédito, inesperado, trazendo combinações de sabores ricos e intensos.
Os caraques são doces que têm aquele gostinho tradicional de fim de ano: sua origem parte de uma receita de família, criada pela imigrante italiana Maria Zanchi de Zan que desenvolveu o doce na década de 70, como parte do cardápio de seu aclamado restaurante em São Paulo. Muito respeitada na gastronomia, ela foi a primeira mulher a ser eleita Chef do Ano, no Brasil.
Atualmente existem cinco versões de sabores cuidadosamente elaborados pelo filho e neto da chef:
- Chocolate ao leite com biscoitos e amêndoas;
- Chocolate ao leite com biscoitos e avelãs;
- Chocolate meio amargo com biscoitos, nozes e damascos;
- Chocolate meio amargo com biscoitos e castanhas do Pará;
- Chocolate branco com biscoitos, castanhas de caju e coco;
Essa sobremesa traduz o requinte da Pasticceria Artigianale que não deixa de ter gostinho de carinho de avó. O cuidado com a seleção de ingredientes é o que confere ao produto delicadeza e texturas inconfundíveis.
As barras podem ser divididas em pequenos cubos, rendendo bons bocados para acompanhar uma maratona de séries, ou podem ser servidos empratados com sorvete, chantilly, garantindo uma sobremesa elegante, seja nas festas de fim de ano ou nas refeições do ano inteiro.
E, além de tudo, elas também trazem benefícios nutricionais: o damasco na forma seca é rico em fibras e ferro. Nas nozes há presença das fibras solúveis e dos ômegas 3 e 6, que ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim, o LDL. A combinação das castanhas com o chocolate eleva o seu potencial antioxidante, trazendo outras propriedades além do sabor que já é sensacional!
O doce promete conquistar durante o Natal, por ter esses ingredientes clássicos, e se perpetuar nas prateleiras e geladeiras dos curitibanos o ano todo!
SERVIÇO:
Nina Cioccolato
Onde encontrar: rede Super Festval, Super Muffato, Bee.O (Av. do Batel, 1665 – Batel) e Doçura e Afeto (Rua Martim Afonso, 3038 – Bigorrilho)
Instagram: @ninacioccolato